Pesquisa personalizada

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Como Germino as minhas Sementes.

Com alguma frequência recebo mails de criadores sobre como germinar sementes para canários e quais as melhores.

Em relação às sementes faço assim:

Para provocar a germinação das sementes é muito fácil. Basta deixá-las de molho em água quente (não muito quente) durante cerca de 12h e depois mantê-las húmidas até que germinem, o que dependendo do tipo de semente pode variar de 48 a 72 horas. Eu uso sementes Beyers e são optimas, mas existem outras boas marcas no mercado.
No primeiro estágio, durante as primeiras 12 horas é importante manter as sementes imersas em água limpa, acrescida de um anti-fúngico (eu utilizo amukina, apenas umas gotas), para eliminar os riscos de fungos ou fermentação das sementes.
Após esta primeira etapa, devemos lavar rigorosamente as sementes para eliminar os resíduos do produto adicionado à água, e deixá-las em repouso sobre uma peneira coberta por um pano molhado, de modo a manter a humidade ao longo do dia.
À partir desta etapa, basta manter a humidade e aguardar que a sementes germinem. Quando os brotos atingirem o ponto desejado, novamente após vigorosa lavagem com água limpa, deverão ser servidas aos pássaros. Normalmente ao fim de 60h estão aptas a fornecer às aves.
Quanto mais tempo de germinação, mais matéria verde se obtém e menor o teor de proteína da semente germinada.
 Esta é a forma que utilizo já a alguns anos e nunca tive problemas.

Abraço,
Bruno Cartaxo

Sem comentários:

Enviar um comentário