Pesquisa personalizada

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Chegou ao fim o mês de Maio

Terminou a meu ver o mês mais importante das criações de canários, pois normalmente nesta altura já podemos fazer um balanço da época. É nesta altura em que decido também quais os casais que irão fazer mais uma postura e quais os que vou juntar aos que já terminaram a criação. Este ano o clima parece tropical.Neste último mês o tempo tem estado abafado que nem se aguenta.
Ontem uma fêmea Phaeo com 4 filhotes de 10 dias, não sei porque carga de água não foi para cima dos filhotes durante a noite, de manhã quando dei por ela já estavam mortos, se calhar devido ao calor. Paciência, antes eles dos que eu… Mas era uma das ninhadas que me agradava bastante. Ela é que já foi para a voadeira, não cria mais este ano. É mais uma para juntar às outras que já lá estão.
Embora deixe alguns casais ainda fazerem mais uma criação, já comecei a separar algumas fêmeas, continuando a fazê-lo durante o mês de Junho, conforme forem acabando de criar os seus filhotes.
A temperatura que tem estado na zona de Mira tira-me todas as esperanças que tinha em tirar mais alguns canários.
Mas em compensação acelera a muda daqueles que já estão nas voadeiras.
Não é que não estejamos na época do calor, só que veio de repente quase sem avisar e parece-me que veio para ficar, vá-se lá entender o clima.
Penso que quem não tirou canários até aqui, não deverá ser agora em Junho que se vai safar. Como tenho sempre uma esperança que as coisas melhorem, apesar de saber que o melhor era jogar os ovos fora e meter fêmeas e machos nas voadeiras, vou tentar mais uma vez com alguns casais que ainda não me fizeram nada que se aproveite.....
Boa sorte paras vossas criações.
Bruno Cartaxo

Sem comentários:

Enviar um comentário