Pesquisa personalizada

sexta-feira, 18 de março de 2011

Piolhos para me estragarem o dia...

Embora a minha criação seja pequena os problemas já fazem parte do dia a dia.
Hoje de manha como faço todos os dias ao dar a papa aos canários reparei que num ninho em que os filhotes já têm cerca de 12 dias se coçavam constantemente. Peguei no ninho e qual não foi o meu espanto quando verifiquei que estavam infestados com piolhos da pena e piolhos vermelhos.
O mais caricato é que eu nunca me lembro de ver piolhos no meu canaril, daqueles muito pequeninos e que se deslocam super-rápido, ainda por cima quando mexia num ninho, verifico que este tinha piolhos vermelhos, como é possível esta praga me aparecer aqui, gaiolas novas, tudo desinfectado.
Eu dei Ivomec 15 dias antes de acasalar, penso que foram trazidos por alguma transportadora de alguém que me comprou algum canário recentemente. A partir de agora vou ter muito cuidado com tudo o que entrar no meu canaril, não se pode facilitar.
Entretanto fui logo á farmácia, comprei o Ivomec F, e dei o Ivomec a todos.
Em principio o problema ficou resolvido, mas quando tiverem terminado as criações, lá para Maio, vou fazer uma desinfecção daquelas. Embora tenha virado tudo do avesso e não tenha encontrado mais nenhum, não se pode facilitar, podem estar onde não imaginamos.
Enfim são estes pequenos problemas que fazem com que vivamos com mais intensidade este hobbie.
Abraço,
Bruno Cartaxo


1 comentário:

  1. de... CARLOS SARAIVA. amigo BRUNO eu tambem tenho alguns canarios , desculpe a pergunta como e que da o ivomec aos canarios para esse efeito. um abraço um bom fim de semana.

    ResponderEliminar