Pesquisa personalizada

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Trovoada e mais Trovoada...


Na segunda feira á noite entre as 21 horas e as 22horas caiu uma trovoadas na minha zona, daquelas que eu já há muito tempo que não via. Como moro perto do mar a trovoada vinha de lá com uma força tanta que até  metia medo. Vamos a ver se não me morreram muitos canários no ovo, pois apanhou-me quase todas as fêmeas a meio do choco da 3ª postura, grande pontaria e grande sorte a minha.
A maioria dos ninhos tem 4 ovos, mas também tenho 4 ninhos com 5 ovos.
Para continuar nesta maré de azar este ano comprei 3 machos de Phaeo Vermelho mosaico para acasalar com algumas das minhas fêmeas e que ainda não me galaram um único ovo, estou a confiar demasiado neles. Ainda por cima dois deles meti-os com 2 fêmeas ao mesmo tempo.
Hoje estive a ver os ninhos que estão com ovos e tenho a impressão que tenho bastantes ovos com canários mortos, provavelmente devido á trovoada. Vamos aguardar mais 5 dias que é a data prevista para começarem a eclodir alguns desses ovos.
Penso que esta 3ª criação vai ser um fracasso em termos de nascimentos.
Pois é ....não está a correr lá muito bem esta última fase das minhas criações.
Vamos ver…

Continuação de boas criações.

Um abraço
Bruno Cartaxo

2 comentários:

  1. O risco de morrerem canários no ovo é escasso, o que pode acontecer é as fêmeas levantarem do choco durante o período da trovoada nocturna e só retomarem o choco na manhã seguinte, levando ao arrefecimento dos ovos. Quando estou em casa e a trovoada ocorre em períodos em que ainda estou acordado, após ter terminado, dou uma saltada ao canaril acendo as luzes e passado cinco minutos faço o anoitecer, permitindo que as fêmeas que andam "tresmalhadas" regressem ao ninho.
    Relativamente aos machos que não galam, podem ser machos jovens nascidos em Junho/julho do ano passado e que ainda não atingiram a maturidade sexual. Este ano aconteceu-me o mesmo com dois machos meus nas duas primeiras posturas, tendo um deles já galado na terceira. Em regra, continuo a apostar nessas aves para reprodução, para o ano se continuarem a falhar vendo-os para cantar.

    Continuação de boas criações.

    ResponderEliminar
  2. Bom Dia Sr. José,

    A trovoada foi de tal forma forte que desligou o quadro eléctrico da minha casa, no entanto no caso de alguma fêmea ter saído do ninho não seria grande problema pois ainda tinha a luz ligada e como tal poderia perfeitamente voltar ao ninho. Já ouvi falar que a vibração dos relâmpagos provoca instabilidade e stress no embrião e o mesmo acaba por morrer, provavelmente será um mito, a verdade é que me parece que alguns dos embriões estão mesmo mortos no ovo. Por norma para ver se os embriões estão vivos (apenas o faço aos ovos que me suscitam mais dúvidas) aqueço água à temperatura de sensivelmente 20 graus e meto lá dentro o ovo, o qual se vai mexer se o embrião estiver vivo.
    Quanto aos machos também penso que será por serem das últimas ninhadas do ano passado que eles ainda não me galaram um único ovo.
    Agora também já não há muito mais a fazer, porque já não falta muito ate ao final de mais uma época de criações.

    Um abraço
    Bruno Cartaxo

    ResponderEliminar